Conteúdo desta Página:
1.Instalação do OpeBVE -
• Requisitos mínimos e instalação
• Instalação do OpenBVE (vídeo)
2.Instalação de rotas e trens -
• Instalação de rotas e trens (vídeo)
• Problema na simulação (Erro durante o jogo)
3. Conduzindo um Trem
4. Sistemas de segurança do trem
• Ajuda e curiosidade sobre sistema
5. Problemas com a visualização da parte externa do trem
> Dicas
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1. Instalação do OpenBVE -
Requisitos mínimos do computador:
- Sistema Linux ou Mac. Windows XP, Vista ou Seven (Funciona normalmente em qualquer um desses sistemas, para instalação em outros sistema acesse a página oficial do OpenBVE);
- Processador Pentium 4, equivalente ou superior;
- 512 MB de RAM, vídeo com 128 MB (Algumas rotas exigem muito do processador e da memória, e não rodam com menos de 1 GB de RAM);
- Espaço em HD suficiente para o simulador, rotas e trens. Recomenda-se 200 MB livres no mínimo;
- Microsoft Net Framework 2.0 ou superior;
- Sistema de arquivos em NTFS para a instalação de rotas e trens;
- Resolução mínima de 800x600 para exibir o Menu corretamente, a simulação funciona em qualquer resolução;
-> É importante estar de acordo com os requisitos mínimos para ter uma simulação corretamente.
Para instalação no Linux, visite essa página:
http://tioperoba.blogspot.com/2011/10/andando-de-trem-no-ubuntu-1104.html Instalação no Windows:
Vídeo disponível em alta definição no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=MaJbZHsM23c
Erro após a instalação:
Ao baixar o simulador, acontece um erro e o programa não abre, o que é?
Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, não é problema do computador.
O OpenBVE precisa de certos arquivos que são baixados a parte para que possa funcionar.
2. Instalação de rotas e trens -
Vídeo disponível em HD no You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=1F7hZ7M_zbs
Ao tentar carregar a rota aparece uma mensagem de erro e a rota não abre ou aparece o trem porém a rota está escura e sem nada.
Depois de ter feito o download verifique se o tamanho dos arquivos é o mesmo mostrado no local de onde foi feito o download (site). As vezes acontece do arquivo vir corrompido e será necessário fazer o download novamente.
O mais comum é a instalação errada da rota, as pastas não foram devidamente instaladas ou ainda renomeadas acidentalmente, o que fará que o simulador não encontre os objetos necessários para funcionar corretamente.
O site BVE Brasil oferece um guia na instalação de rotas, que servem para rotas do BVE 2, 4 e Open BVE.
http://www.bvebrasil.com.br/install2.html
• Problema na simulação - A rota fica extremamente lenta ou até mesmo reinicia o computador
O computador fica extremamente lento, reinicia, não permitindo jogar. O que devo fazer?
O Open BVE é um simulador que exige um pouco mais de processamento e memória de vídeo, vai depender também da complexidade da rota e do trem.
O problema está no computador, pode ser resolvido ou amenizado com o Framework instalado no computador (programa da Microsoft que auxilia na execução de jogos e afins). Porém se o problema persistir, o computador não é forte o suficiente para suportar o jogo, ficando lento e até mesmo reiniciando. Pode ser resolvido com mais memória de vídeo sendo instalada no computador, porém se o processador for fraco não adiantará muita coisa.
3. Conduzindo um Trem .
Não consigo conduzir o trem, quando sai do lugar depois de um tempo ele para sozinho, como fazer? Algumas pessoas encontram dificuldade ao tentar conduzir, inicialmente chega a ser confuso os comandos do trem, porém depois que se aprende não é difícil!
Os comandos básicos da condução estão no site BVE Brasil, nessa página: http://www.bvebrasil.com.br/driving.html
Os comandos de um trem de comando duplo ( no OpenBVE)
Normalmente, ao iniciar a simulação, encontra-se os comandos assim:
N - N - EMG - Significa que está neutro, (a aceleração) Comparando com um carro, seria basicamente motor desligado, com freio de mão e ninguém ao volante (estacionado).
O primeiro passo seria indicar a direção em que o trem irá andar (Frente) apertando a tecla F. O comando da direção seria ir para frente.
Próximo passo é retirar o freio com a tecla "<" até a marcação do freio marcar sem freio. No caso de trens com portas de fechamento manual, com a tecla F5 ou F6, feche as portas de acordo com o lado delas (Direita ou esquerda).
Ao se fecharem, com a tecla Z você irá dar a velocidade ao trem, quanto mais você apertar, maior será o campo de aceleração do trem, para parar de acelerar pressione a tecla A até retirar toda a aceleração. Para voltar a freiar, pressione a tecla ">". Para freiar o trem com força máxima, ou puxar o "freio de mão", a tecla ";" corresponde ao freio emergencial do trem.Alguns trens tem o comando simples, e o freio fica no mesmo manípulo da aceleração. Para aplicar o freio se utiliza a tecla Q.
Significado das indicações: N - N - EMG: O primeiro N, se refere a direção do trem (Frente ou trás), o segundo N é o campo de aceleração do trem (P1, P2, P3...) e o EMG está marcando o freio emergencial, usado normalmente para parar o trem imediatamente ou para aplicar com o trem parado. O freio diminui ou aumenta conforme estiver o freio aplicado (B1, B2, B3...).
4. Sistemas de segurança do trem
Como faço para utilizar os dispositivos do trem? Há outros comandos a serem dados ao trem, como é o caso dos dispositivos de segurança. Com o botão Ctrl S você liga, desliga ou reinicia o sistema de segurança.Geralmente, com as teclas Page Up e Page Down se seleciona o sistema de segurança (ATS, ATC...). O ATC só é usado em rotas que possuem esse sistema (É o caso da rota Guaianazes - Estudantes, porém não tem ATC em toda a rota, o resto se utiliza o ATS).
• O ATC (Automatic Train Control) é um sistema utilizado em trens do mundo todo, é praticamente padrão, porém cada empresa seleciona o tipo de sistema que mais lhe adapta. ATC é um sistema instalado na via dividido em blocos, que passam informação de localização, velocidade e de trens a frente. Com isso o trem tem sua velocidade controlada automaticamente quando o trem passa do limite, o freio é aplicado até o trem voltar a velocidade permitida.
E quando tem um trem a frente próximo ele libera uma velocidade menor, por exemplo, 50 km/h é o máximo que você poderá seguir, e diminuirá ou aumentará de acordo com a distância do próximo trem. Esse sistema é utilizado na própria CPTM.
• O ATS (Automatic Train Stop) é um sistema que você não perceberá ele trabalhando muitas vezes na simulação. Na prática, ele aplicaria o freio emergencial no trem assim que passasse de um farol vermelho, passar o limite de velocidade excesivamente ou se aproximar demais do trem a frente. Mas ainda assim, não é muito comum vê-lo operar, até porque quando entra em ação causa grande contratempo, pois além de dar tranco no trem fazendo perder pontuação, reiniciar o sistema no Ctrl S pode demorar, fazendo atrasar a viagem.
Fora isso quando está desligado e o trem está num campo de velocidade relativamente alta, começa um barulho irritante na cabine, e as vezes ele não para quando você inicia o sistema, e você tem que apertar a tecla "Insert" para ele "reconhecer" e então finalizar a sirene.
• O dispositivo EB (Homem-Morto)
É um dispositivo que em alguns trens está sempre funcionando, não são todos que tem. Seu funcionamento é bem simples: O trem não pode ficar durante um determinado período sem receber nenhum comando (acelerar, freiar...), caso fique um tempo assim ele manda um som para alertar o operador, caso o operador não dê nenhum comando durante os segundos que tocar o som, ele aplica emergência no trem fazendo parar. Será necessário pressionar Ctrl+S para reiniciar o sistema.
[...]
Esses tres sistemas são os mais utilizados no simulador, na vida real existem vários, os que não foram criados na linguagem do programa foram adcionados através de plugins no trem, por isso você pode encontrar um trem com um sistema diferente.
[Assunto Off]
No metrô de São Paulo o sistema mais comum é o ATO (Automatic Train Operation) - Basicamente com ajuda de diversos computadores avançados e outros sistemas (ATC é um deles), o trem andará sozinho e o Operador de Trem só fica na cabine caso algum imprevisto aconteça (Usuário na via, por exemplo). É de alta segurança e não é tão novo quanto você pode pensar, na verdade é um sistema um relativamente velho, porém eficiente e seguro, esse é um dos motivos do metrô SP ser considerado de alta tecnologia e qualidade, apesar de uma frota antiga, porém com uma das melhores tecnologia da época.
A tecnologia da L4 Amarela - SP é DriverLess, trem sem condutor e operado via sinal, e como não poderia deixar de ser, uma das melhores tecnologia disponíveis no momento com alta confiabilidade.
5. Problemas com a visualização da parte externa do trem
Não consigo ver a parte de fora do trem. O que pode ser?
As portas do trem não abrem, e agora?
São algumas dúvidas frequêntes, mas não é um problema que está acontecendo. Se o exterior do trem não aparece, é porque na época em que foi feito não foi desenvolvido para o OpenBVE, e sim para BVE 2 e 4, que não exibem exterior dos trens, logo o trem não tem exterior para ser exibido.
Outra dúvida, é por quê as portas do trem não abrem... O trem foi feito para OpenBVE, mas quando desenvolvido provavelmente essa função não existia, ou era nova e o desenvolvedor não tinha os conhecimentos para fazer uma porta operacional. Portanto, não é um erro que está acontecendo, mas sim uma condição do trem.
• Dicas
Teclas de comandos
Um deles, é o Ctrl V, que exibe a velocidade em Km/h ou em Mph. O comando Ctrl C exibe a hora da rota na simulação, e o Ctrl T exibe a tabela de horários com estações que devem ter paradas, semáforos vermelhos e hora dos eventos a serem seguidos. Ctrl F alterna em "modo janela" e modo "tela cheia". Que vai de acordo com a necessidade ou preferência.
Ainda em tempo para quem não sabe, as teclas F1, F2, F3 e F4 exibem câmeras fixas nas linhas ou no trem, e podem ser movidas através do teclado numérico.
No site BVE Brasil há muitos materiais úteis que podem ajudar.
http://www.bvebrasil.com.br/index_por.htmlGostou do Blog? Comente aqui! Sua opinião é importante.